Como promover seu site de forma gratuita

tráfego gratuito para seu site

Seu site é a ‘primeira página’ do seu negócio. Seja um blog, um pequeno negócio familiar, uma marca ou e-commerce, quanto mais você puder promovê-lo, mais visibilidade você alcançará e mais perto estará de alcançar seus objetivos.

Promover seu site por meio de canais e anúncios pagos custará dinheiro, é claro. Mas também existem maneiras de aumentar sua visibilidade sem cortar seu orçamento. Requer apenas algum know-how e um investimento de seu tempo e esforço. Mas vale a pena, porque uma combinação de promoção paga e orgânica proporcionará os melhores resultados, mantendo seus gastos com marketing sob controle.

Aqui estão 6 estratégias que recomendamos para promover seu site com sucesso – de graça:

1. SEO

O SEO forma a base da sua estratégia orgânica, por isso é fundamental para o seu site. Se puder, comece a planejar seu SEO antes mesmo de começar a trabalhar no conteúdo do seu site. Use o planejador de palavras-chave do Google para ajudá-lo a encontrar as melhores palavras-chave para seu nicho de mercado. Lembre-se de focar em palavras-chave de cauda longa. Estes são mais específicos, por isso é mais fácil para você competir por eles. Como regra geral, escolha palavras-chave com baixa concorrência e alta frequência de pesquisa e use-as no conteúdo do seu site. As palavras-chave que você selecionar devem ser adicionadas ao título, descrições de imagens e meta descrições de suas páginas da web também. Ao usar o SEO tradicional, você pode melhorar sua classificação de pesquisa ao longo do tempo e ganhar mais visibilidade entre o público que está pesquisando em seu nicho.

2. Social 

Quase 60% da população mundial está nas redes sociais. Qualquer empresa deve manter uma presença nas mídias sociais e, aproveitando as estratégias orgânicas de mídia social, você pode obter uma boa exposição sem gastar um centavo.

Aumente sua atividade social orgânica postando com frequência sobre tópicos que interessam a seus seguidores e clientes em potencial. Isso ajudará você a construir seus seguidores e aumentar as interações, o que leva a mais exposição e crescimento orgânico. Destaque-se com posts de vídeos curtos, imagens e memes criativos, enquetes, sorteios ou qualquer outro tipo de post interativo e interessante. Sempre responda ou reaja aos usuários que comentam ou postam sobre você; isso ajudará a criar conexões mais pessoais com sua base de clientes, que é a melhor maneira de aprimorar sua marca e obter conversões e vendas. Publique com frequência nos canais onde seu público provavelmente vai sair e sempre que tiver algo interessante para contribuir ou dizer. Você ficará surpreso com a quantidade de tráfego que pode obter de graça se o social orgânico for feito corretamente.

3. Branding

Branding é um assunto amplo, mas vale o seu tempo e energia porque é um dos segredos para construir uma forte presença no mercado. Obviamente, existem muitos canais que você pode pagar para impulsionar sua marca, como anúncios sociais ou anúncios nativos, mas você deve aproveitar sua imagem e ativos de marca existentes para promover seu site gratuitamente. Incluir seu logotipo e endereço do site em sua assinatura de e-mail, por exemplo, pode ajudar a construir o reconhecimento da marca. Use a assinatura em outros lugares, como fóruns da web, banners de mídia social, até mesmo no final de seus vídeos do YouTube. Quanto mais reconhecimento de marca você criar, mais sua taxa de cliques aumentará. Lembre-se, se adicionar sua URL a mensagens de texto, é vital ter um site responsivo para mobile que ofereça aos usuários uma boa experiência de navegação.

4. Conteúdo Original

O conteúdo é o pilar mais importante de uma estratégia orgânica para a promoção do site. É absolutamente fundamental que seu conteúdo seja original, relevante, interessante, informativo e que forneça valor para o leitor de alguma forma. Não adianta simplesmente produzir conteúdo para preencher um blog. Os visitantes do seu site devem obter conteúdo novo e de alta qualidade, para que realmente passem tempo lendo e navegando, o que aumentará sua classificação geral de pesquisa e visibilidade nos mecanismos de pesquisa e até mesmo no Google Discover. Criar um fluxo constante de bom conteúdo não é fácil. Você realmente precisa entender seu público, includindo seus desafios e interesses, para planejar seu calendário de conteúdo. Além disso, há o trabalho de sentar e realmente escrevê-lo! Temos um artigo em inglês com algumas dicas e inspiração para escrever conteúdo.

5. Google My Business

Se você estiver tentando promover seu website para um público local, configure um Perfil da empresa no Google Meu Negócio. Cadastre seus dados gratuitamente, e torne seu negócio mais acessível a potenciais clientes que buscam produtos e serviços do seu nicho, na sua região. Quando um usuário pesquisa sua empresa no Google, ele vê suas informações atualizadas, incluindo endereço, horário de funcionamento, opções de contato, além de fotos, localização, comentários de clientes e, claro, o link do seu site. Ter um perfil comercial no Google é importante para aumentar sua classificação e visibilidade nas pesquisas, especialmente para empresas locais.

6. Campanhas Co-Marketing

O co-marketing é uma estratégia na qual duas empresas ou marcas diferentes criam e lançam uma campanha de marketing juntas. A genialidade desse método é que cada marca pode atingir o público-alvo da outra e aumentar sua exposição entre clientes que, de outra forma, não teriam alcançado. As campanhas de co-marketing são mutuamente benéficas, de modo que cada empresa contribui para o desenvolvimento e execução da campanha. O que você precisa para ter sucesso no co-marketing não é tanto orçamento, mas um ótimo relacionamento com outras empresas e criatividade e inspiração para criar uma campanha fantástica que chamará a atenção de ambos os públicos.

Não tem mágica

A promoção orgânica do seu site é uma estratégia de longo prazo, então seja paciente! Pode levar algumas semanas ou meses antes que você veja um impacto significativo. Para resultados mais rápidos, experimente diferentes canais de PPC, como a publicidade nativa da Outbrain. Enquanto isso, esperamos que você comece a ver um aumento em seus negócios graças a essas estratégias gratuitas para promover seu site.