Anunciantes

Marketing & Olimpíadas: maximize suas campanhas online

Fernanda Negrini
Fernanda Negrini
|  
OB-Olimpiadas

Quando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 se tornaram os Jogos Olímpicos de 2021, todos sabíamos que este seria um evento como nenhum outro. Esperávamos por uma celebração olímpica completa e nos moldes tradicionais porém um aumento nas infecções por COVID-19 no Japão mudou as regras novamente. Desta vez, não teremos espectadores em nenhuma modalidade esportiva.

Apesar de tudo, a previsão ainda prevê grande audiência para os Jogos. Na verdade, a NBCUniversal espera a transmissão das Olimpíadas mais lucrativa de todos os tempos. Semanas antes da cerimônia de abertura, o custo dos anúncios na NBC disparou. Mas você não precisa anunciar nas grandes redes de TV para que sua marca seja vista e ouvida. Com zilhões de bytes de streaming, notícias, entretenimento e comentários olímpicos na Internet, é hora dos profissionais de marketing pensarem em como fazer parte desta conversa e também como gerar resultados a partir disso.

Publicidade durante as Olimpíadas: aproveite o aumento do interesse


Muita coisa aconteceu desde as últimas Olimpíadas de 2016 aqui no Brasil e entre elas está o aumento do streaming online. Também houve um crescimento acentuado no número de usuários de internet e smartphones, o que significa que os anunciantes digitais têm um potencial de alcance e exposição muito maior para o público-alvo nesta Olimpíada do que nunca na história.

Além disso, o esporte tem a capacidade única de unir e inspirar as pessoas em torno de uma paixão comum, em cada cidade e nação. Em um momento em que há uma necessidade maior de união e esperança, marcas como a sua estão em uma posição ideal para entregar mensagens que conectam as pessoas às suas ofertas.

Uma tática importante para explorar essas tendências e obter exposição da sua marca na open web durante as Olimpíadas é a publicidade nativa. Com os anúncios nativos, os profissionais de marketing podem recomendar seus produtos ou serviços por meio de anúncios direcionados em sites de notícias premium em todo o mundo. Isso significa entregar mensagens e conteúdo direcionados a públicos-alvo relevantes e gerar tráfego e conversões de alta qualidade em um momento incrivelmente oportuno.

Por que a publicidade nativa é importante para o marketing digital durante as Olimpíadas?

O melhor momento para “falar” com seu público-alvo é quando eles estão interessados ​​e engajados. Isso torna as Olimpíadas uma grande oportunidade para os anunciantes. Claro, as pessoas estão assistindo aos eventos esportivos mas, mais do que isso, estão checando as notícias, lendo comentários e acompanhando todas as outras partes das Olimpíadas que as tornam tão emocionantes – as cerimônias de abertura e encerramento, as histórias de superação, vitórias, derrotas e muito mais.

Durante esse tipo de evento global, especialmente quando acontece apenas uma vez a cada quatro anos (e especialmente durante uma pandemia global que ocorre uma vez por século), é um momento excepcionalmente oportuno para alcançar grandes públicos que estão profundamente engajados e sintonizados, e, ao mesmo tempo, obter um ótimo ROI para seu investimento em publicidade.

Aqui estão algumas das principais vantagens da publicidade nativa, tão poderosas para o marketing, especialmente durante as Olimpíadas:

Segurança de marca

Durante as Olimpíadas cresce o interesse e o público mas também aumentam os anúncios. A melhor maneira de manter a segurança de sua marca intacta e evitar ficar preso a anúncios e marcas de baixa qualidade é alavancar sua mensagem em uma plataforma de alta qualidade como a da Outbrain. Nossa rede de publishers premium e diretrizes severas de publicidade significam que os canais de anúncios e conteúdo da Outbrain são sempre de alta qualidade, atraindo públicos de alto potencial nos melhores sites do mundo. Leia mais sobre nossas diretrizes de conteúdo aqui.

Segmentação por interesse

Os fãs de esportes não são os únicos a assistir às Olimpíadas, embora sejam mais propensos a isso. Pessoas com todos os tipos de interesses se reúnem em torno de um evento global como este. Cidadãos de diferentes países seguem sua seleção, mesmo que não costumem acompanhar esportes. Com a segmentação por interesse, os anunciantes podem veicular anúncios nativos para públicos diferentes, com base no conteúdo que desejam ler ou visualizar. Por exemplo, de acordo com dados do Outbrain BrainPower, 26% das conversões de anúncios nativos vêm de espaços em sites de entretenimento e 26% de sites de notícias. Os espaços em sites dessas categorias são um ótimo lugar para promover anúncios e chamar a atenção das pessoas que procuram conteúdo sobre as Olimpíadas.

Diversos formatos de anúncio

Avanços significativos em adtech significam que os anúncios nativos não são apenas anúncios de “artigos patrocinados”. Dê uma olhada na Galeria Smartads para conhecer por completo os formatos de anúncio como carrossel, vídeo, download de apps e muito mais. Esses formatos fornecem aos anunciantes muito mais opções para criar anúncios nativos criativos para diferentes objetivos de conversão e público.

Otimização automatizada

Há tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que, para os profissionais de marketing, automatizar as campanhas manualmente é um peso extra que definitivamente não precisa ser carregado. Com a estratégia de estratégia por bid (CBS), os anunciantes podem ir várias etapas além e até automatizar a otimização de campanhas de acordo com metas de conversão predefinidas. Este é um grande bônus durante um evento global como as Olimpíadas, quando os usuários da Internet estão se comportando de forma dinâmica com base em eventos que mudam rapidamente. Ao usar o CBS, os anunciantes podem ter certeza de que suas campanhas estão otimizando automaticamente com base nessas mudanças de comportamento em tempo real. Descubra mais sobre a CBS aqui.

Maximize suas vitórias com publicidade nativa

As Olimpíadas são um dos poucos eventos verdadeiramente internacionais e é um grande negócio para os profissionais de marketing. Com o passar dos anos, a maneira como as pessoas assistem e aproveitam as Olimpíadas muda naturalmente. A TV tradicional ainda prevalece, mas o streaming está tendo um grande impacto. Os millenials tem mais probabilidade do que outras gerações de se engajarem com uma marca porque ela patrocina sua equipe olímpica. E 64% dos fãs das Olimpíadas da Geração Z estão procurando marcas que se posicionam como inovadoras. De fato há muitos pontos de contato para serem interligados durante as Olimpíadas se você quer estar presente na conversa mais relevante para os consumidores neste período. Não se esqueça de incluir à publicidade nativa – e todos os seus benefícios – nesse mix, como uma maneira certeira de se conectar com seu público-alvo.

Fernanda Negrini

Fernanda Negrini

Fernanda Negrini é gerente global de marketing na Outbrain e tem mais de 10 anos de experiência com passagens por empresas nacionais e internacionais em negócios B2C e B2B.