Outbrain continua a navegar: focada, mais rápida e mais forte.

Já é pública a notícia que a fusão planejada entre Outbrain e Taboola está caminhando para que o acordo não seja consolidado em um futuro próximo.

Este não é o resultado que nenhum de nós esperava como encerramento deste ciclo. Acreditávamos, ao entrar neste processo, que existiria um grande potencial e valor agregado a serem oferecidos aos nossos colaboradores, anunciantes, parceiros editoriais e acionistas. No entanto, parece que essa combinação simplesmente não era para acontecer. Trabalhamos muito para misturar água e óleo, mas no final das contas as empresas se mostraram muito diferentes para se tornarem uma só.

Os detalhes do negócio e seu término antecipado são confidenciais, portanto, não mencionarei nenhum deles. Em vez disso, quero me concentrar no que vem a seguir para Outbrain.

Fundamos a Outbrain há cerca de 14 anos e inventamos o espaço pelo qual somos mais conhecidos, com um valor que tem sido fundamental para nós desde que começamos: ser o parceiro mais confiável para os melhores publishers do mundo, e para seus leitores.

Como consequência disso, a Outbrain foi a primeira empresa no mercado a criar e publicar diretrizes de anúncios abrangentes, definindo o que aceitaríamos e quais dos budgets destinados a nós seria preciso rejeitar. Essas diretrizes públicas estavam anos à frente de outras empresas que adotaram a iniciativa pioneira da Outbrain (e ainda é chocante que em 2020 ainda existam empresas – grandes e pequenas – que não têm certeza se devem rejeitar notícias falsas ou outros anúncios e conteúdo potencialmente prejudiciais).

Esse valor fundamental de confiança também foi um pilar fundamental para a Outbrain durante a pandemia de COVID-19. Em meados de março, enviei um e-mail a todos os funcionários da Outbrain dizendo:

“É importante que todos nós nos lembremos de que todos os publishers e anunciantes estão entrando neste tsunami ao mesmo tempo, e muitos deles temem por seus negócios e empregos. Esta é a nossa oportunidade de brilhar como parceiros! Vamos estar lá para ajudá-los nestes momentos de desafio, e vamos pensar, de forma criativa, em como ajudá-los a sair de seus tsunamis. Às vezes, isso pode significar comprometer alguns benefícios de curto prazo que, em tempos normais, não abriríamos mão.
Se conseguirmos brilhar junto aos publishers parceiros e anunciantes neste momento de dificuldade com soluções criativas, estou confiante de que isso nos tornará uma empresa e um parceiro mais forte no longo prazo. ”

Durante os 6 meses que se seguiram desde então, trabalhamos com cada um de nossos parceiros para garantir não apenas que os compromissos da Outbrain com eles fossem honrados, mas também trabalhamos a quatro mãos para ajudar os principais publishers premium do mundo a manterem operações sustentáveis e serem bem sucedidos durante esse momento desafiador. Não usamos o COVID-19 como desculpa para reter pagamentos ou alterar compromissos unilateralmente; em vez disso, saímos da zona de conforto alocando * mais * recursos para nossos parceiros enquanto eles enfrentavam desafios profundos.

Estamos muito entusiasmados com o desempenho da Outbrain este ano. Depois de alguns meses desafiadores quando o COVID-19 começou, a operação da Outbrain se manteve lucrativa, atingindo todas as suas principais métricas e registrando um forte crescimento ano após ano.

Mas, ainda mais importante, é o seguinte: os lucros da Outbrain são alcançados em alinhamento com nossos publishers parceiros, mantendo todos os nossos compromissos com eles.

Estou extremamente orgulhoso como Outbrainer, não apenas pelos lucros que obtemos, mas também por saber * como * os obtemos. Dividimos nossas receitas equitativamente com os editores para que possamos ter um lucro sustentável enquanto eles também geram receitas o bastante para manterem suas operações saudáveis, obtendo lucro. Trabalhamos para crescer o bolo para os publishers e então dividi-lo de maneira justa.

Temos um ditado náutico que não fica muito bom traduzido. Mas sua essência diz – em tempos de tempestade, aqueles com um caráter forte são revelados.

Mesmo durante um ano muito turbulento para nossa equipe, devido à pandemia e à eminência da fusão, a conduta e caráter da Outbrain como o parceiro de maior confiança dos principais publishers premium do mundo brilhou muito. Estamos animados em continuar inovando e criando os melhores produtos de publicidade nativa para publishers e anunciantes, como uma empresa independente, por muitos e muitos anos.