Melhores campanhas de marketing para o dia das mães

Os feriados sazonais são sempre uma época agitada para os profissionais de marketing. Pense no Dia dos Namorados, na Black Friday e no Natal. É claro que nem todo feriado é relevante para todos os profissionais de marketing, mas varejistas experientes descobriram maneiras de criar oportunidades de marketing com base nestas datas. Afinal, o que é “Dia dos Solteiros” se não um conceito alternativo ao Dia dos Namorados?

E a próxima data comemorativa que se aproxima é o Dia das Mães. Mesmo em face do COVID-19 – e talvez até por causa dele – esta data está se tornando ainda mais especial.

Na verdade, de acordo com a pesquisa da National Retail Federation, 78% dos consumidores dizem que o Dia das Mães é importante para eles, dado o estado atual da pandemia, e eles estão até planejando um pequeno aumento em seus gastos com feriados. A pandemia ressignificou relações. Por aqui, a pesquisa Ideia de Futuro constatou que para 57% dos brasileiros o dia das mães se tornou mais importante após a início da pandemia.

Pensando nos varejistas e marcas B2C que estão se preparando para a data e, por isso, examinamos as campanhas dos últimos anos e compilamos uma lista das mais inesquecíveis. Normalmente sentimentais (e raramente ousadas ou subversivas), as campanhas do Dia das Mães são todas sobre amor, gratidão e mimar a mãe com as coisas que mais importam para ela.

Então, vamos dar uma olhada:

1) American Greetings

Este é um clássico certo? Quem poderia trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem pausa nem descanso e sem sequer receber por isso? E você, como se sairia na entrevista para o trabalho mais difícil do mundo?

2) P&G

Para a P&G o trabalho mais difícil do mundo, também é o melhor trabalho do mundo. Para celebrar o dia das mães e a chegada dos jogos olímpicos de Londres em 2012, a marca criou uma campanha global mostrando diferentes mães ao redor do mundo e o caminho de apoio, carinho e encorajamento ao longo da jornada de seus filhos, até se tornarem grandes atletas profisssionais.

3) Nestlé Ninho

Os filhos chegam e as mães vão ajustando suas rotinas para acompanhar cada passo de seus pequenos, sempre se preocupando com o que o futuro lhes reserva. A preocupação sobre o que o seu filho vai se tornar quando crescer acaba fazendo parte do dia a dia das mães mas… você já parou pra pensar o que vai ser das mães quando seus filhos crescerem? É essa reflexão que Ninho propôs nesta campanha emocionante de 2015, com respostas trazidas pelos olhos dos pequenos.

4) Canon

Em 2020, a Canon trouxe em sua campanha a importância de transformar cada pequeno instante em um momento especial e registrar lembranças vão sempre nos manter conectados.

5) O Boticário

Neste momento de pandemia, O Boticário decidiu apostar em uma homenagem às mães que estão na linha de frente do enfrentamento a COVID, abrindo mão de suas vidas, pela vida dos outros e tornando-se, neste momento, mães de um país inteiro. Na ação, a marca traz mensagens dos filhos dessas mulheres em vídeos de 15 segundos.

Como você viu, os exemplos acima se apoiam em vídeos para emocionar e envolver o público. A Outbrain oferece diversos formatos de vídeo que podem ajudar sua marca a entregar a mensagem nesta data especial para os consumidores que estão navegando na open web. Fale com um dos nossos especialistas em Native Ads para planejar sua campanha.