Anunciantes

Melhores campanhas de marketing para o dia das mães

Fernanda Negrini
Fernanda Negrini
|  

Os feriados sazonais são sempre uma época agitada para os profissionais de marketing. Pense no Dia dos Namorados, na Black Friday e no Natal. É claro que nem todo feriado é relevante para todos os profissionais de marketing, mas varejistas experientes descobriram maneiras de criar oportunidades de marketing com base nestas datas. Afinal, o que é “Dia dos Solteiros” se não um conceito alternativo ao Dia dos Namorados?

E a próxima data comemorativa que se aproxima é o Dia das Mães. Mesmo em face do COVID-19 – e talvez até por causa dele – esta data está se tornando ainda mais especial.

Na verdade, de acordo com a pesquisa da National Retail Federation, 78% dos consumidores dizem que o Dia das Mães é importante para eles, dado o estado atual da pandemia, e eles estão até planejando um pequeno aumento em seus gastos com feriados. A pandemia ressignificou relações. Por aqui, a pesquisa Ideia de Futuro constatou que para 57% dos brasileiros o dia das mães se tornou mais importante após a início da pandemia.

Pensando nos varejistas e marcas B2C que estão se preparando para a data e, por isso, examinamos as campanhas dos últimos anos e compilamos uma lista das mais inesquecíveis. Normalmente sentimentais (e raramente ousadas ou subversivas), as campanhas do Dia das Mães são todas sobre amor, gratidão e mimar a mãe com as coisas que mais importam para ela.

Então, vamos dar uma olhada:

1) American Greetings

Este é um clássico certo? Quem poderia trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem pausa nem descanso e sem sequer receber por isso? E você, como se sairia na entrevista para o trabalho mais difícil do mundo?

2) P&G

Para a P&G o trabalho mais difícil do mundo, também é o melhor trabalho do mundo. Para celebrar o dia das mães e a chegada dos jogos olímpicos de Londres em 2012, a marca criou uma campanha global mostrando diferentes mães ao redor do mundo e o caminho de apoio, carinho e encorajamento ao longo da jornada de seus filhos, até se tornarem grandes atletas profisssionais.

3) Nestlé Ninho

Os filhos chegam e as mães vão ajustando suas rotinas para acompanhar cada passo de seus pequenos, sempre se preocupando com o que o futuro lhes reserva. A preocupação sobre o que o seu filho vai se tornar quando crescer acaba fazendo parte do dia a dia das mães mas… você já parou pra pensar o que vai ser das mães quando seus filhos crescerem? É essa reflexão que Ninho propôs nesta campanha emocionante de 2015, com respostas trazidas pelos olhos dos pequenos.

4) Canon

Em 2020, a Canon trouxe em sua campanha a importância de transformar cada pequeno instante em um momento especial e registrar lembranças vão sempre nos manter conectados.

5) O Boticário

Neste momento de pandemia, O Boticário decidiu apostar em uma homenagem às mães que estão na linha de frente do enfrentamento a COVID, abrindo mão de suas vidas, pela vida dos outros e tornando-se, neste momento, mães de um país inteiro. Na ação, a marca traz mensagens dos filhos dessas mulheres em vídeos de 15 segundos.

Como você viu, os exemplos acima se apoiam em vídeos para emocionar e envolver o público. A Outbrain oferece diversos formatos de vídeo que podem ajudar sua marca a entregar a mensagem nesta data especial para os consumidores que estão navegando na open web. Fale com um dos nossos especialistas em Native Ads para planejar sua campanha.

Fernanda Negrini

Fernanda Negrini

Fernanda Negrini é gerente global de marketing na Outbrain e tem mais de 10 anos de experiência com passagens por empresas nacionais e internacionais em negócios B2C e B2B.