Distribuição de conteúdo: um guia básico

Distribuição de conteúdo

“Distribuição de conteúdo” é um termo que muitas vezes é usado a torto e a direito na área de marketing sem vir acompanhado de descrições detalhadas.

Pode significar muitas coisas diferentes, por isso é importante compreender todas as possibilidades antes de adicioná-la como um item à parte no seu orçamento – especialmente porque a distribuição se tornou cada vez mais imprescindível para o sucesso do seu conteúdo.

Hoje em dia, por conta de todo o alarde no espaço de content marketing, até mesmo um conteúdo de alta qualidade corre o risco de cair no esquecimento.

Esperamos que este guia básico deixe todos em sintonia, e que você possa se aprofundar em cada tática a partir daqui. Vamos começar.

O que é distribuição de conteúdo?

Distribuição de conteúdo é o ato de promover conteúdo para públicos on-line em vários formatos de mídia através de diversos canais. Esses canais podem ser classificados em três grupos: (proprietário), espontâneo e pago.

  • Distribuição de conteúdo próprio: inclui a distribuição de conteúdo para propriedades da web que pertencem a você, como seu blog, newsletter por e-mail, mídias sociais ou microssite;
  • Distribuição de conteúdo espontâneo: esse tipo de distribuição ocorre quando terceiros distribuem seu conteúdo, ou conteúdo sobre você, através de cobertura de imprensa, artigos de (influenciadores), retweets ou compartilhamentos, ou resenhas de produtos;
  • Distribuição de conteúdo pago: ocorre quando você paga explicitamente pela distribuição do conteúdo. O pagamento pode assumir muitas formas, mas muitas vezes funciona em um modelo de custo por clique (CPC), em que o detentor do conteúdo paga uma determinada quantia cada vez que alguém clica para ver o conteúdo.

Como funciona a distribuição de conteúdo da Outbrain?

A Outbrain se enquadra na distribuição de conteúdo pago. Nossos módulos de recomendação de conteúdo estão instalados em milhares de publicações premium em todo o mundo.

Sites como MSN, Folha de S. Paulo, Editora Globo, Editora Abril confiam em nós para apresentar artigos e vídeos interessantes para o seu público engajado de leitores, e nossos algoritmos personalizam essas recomendações de conteúdo para cada indivíduo que estiver consumindo conteúdo nessas renomadas publicações. Os profissionais de marketing pagam usando um sistema de leilão de custo por clique para aparecer nesses módulos.

Tipos de conteúdo para distribuição

Há muitos tipos de conteúdo que você pode distribuir. De publicações de blog a estudos de caso, de infográficos a podcasts, de whitepapers a vídeos, sua estratégia de distribuição só é limitada pela sua imaginação.

tipos- conteudo

Exemplos de distribuição de conteúdo por setor

Se você está procurando exemplos específicos relevantes ao segmento da sua marca, existem vários estudos de caso que descrevem como as empresas utilizaram a distribuição de conteúdo pago da Outbrain e os resultados positivos que obtiveram em suas empresas.

Associações e órgãos governamentais

  • O Conselho de Desenvolvimento Econômico da Singapura (EDB) usa a distribuição de conteúdo para engajar os responsáveis por decisões na alta direção.
  • A Shelter usa a distribuição de conteúdo para educar pessoas com necessidade de moradia.

Setor automotivo

  • A Nissan impulsionou a visibilidade de um novo modelo através da distribuição de conteúdo.
  • A SEAT promoveu conscientização e interesse por seus três modelos principais através da distribuição de conteúdo.

Negócios e finanças

  • A Visa distribuiu um vídeo para influenciar os responsáveis por decisões.
  • A Money Dashboard visou dispositivos móveis para aumentar o engajamento do seu conteúdo e gerar cadastros.

Educação

  • A Babbel, plataforma de aprendizado on-line de idiomas, direcionou 4,5 milhões de usuários para sua revista digital através da distribuição de conteúdo.

Moda e estilo de vida

  • A One Kings Lane, loja virtual de decoração para a casa, reduziu seu custo por aquisição em 50% com a distribuição de conteúdo.
  • A Lane Bryant, varejista de moda, gerou tráfego através da distribuição de conteúdo, com seis vezes mais engajamento do que todos os outros canais.
  • Com a distribuição de conteúdo, a marca de moda de grife global REISS alcançou valores de pedidos 36% mais altos do que os resultados alcançados através da mídia gráfica.

Alimentos, bebidas e bens de consumo não duráveis

  • Através da distribuição de conteúdo, a Huggies alcançou um tráfego que passa 22% mais tempo em seu site em comparação com o tráfego proveniente dos mecanismos de busca.

Saúde

  • 8fit, um aplicativo de fitness personalizado, recebeu mais de 30.000 downloads por mês com a distribuição de seu conteúdo.

Relações públicas

  • A Fleishman Hillard, uma importante empresa de comunicação global, transformou a imprensa local em cobertura nacional através da distribuição de conteúdo.

Tecnologia e telecomunicações

  • A Trend Micro, uma empresa de segurança na nuvem, alcançou pequenas e médias empresas através da distribuição de conteúdo.

Viagens e hospitalidade

  • A Tourism Ireland constatou uma queda de 33% na taxa de rejeição e um aumento de 335% no tempo de permanência como resultado da distribuição de conteúdo.

Ferramentas de distribuição de conteúdo

Há muitas ferramentas diferentes, além da Outbrain, que podem ser usadas ​​para completar sua estratégia de distribuição de conteúdo. Confira algumas das nossas preferidas.

Mailshake.com – A divulgação por e-mail ainda é uma forma eficaz de fazer o seu conteúdo chegar até as pessoas certas. Enviar conteúdo novo manualmente para os seus contatos é muito demorado, mas o toque pessoal ainda é uma peça fundamental desse quebra-cabeça de divulgação. O Mailshake permite automatizar certas partes do processo, economizando muito tempo.

Wisestamp.com – Pense em todos os e-mails que seus funcionários enviam todos os dias. Todos têm algum tipo de assinatura de e-mail padrão que normalmente inclui um ou dois links. O Wisestamp permite aproveitar esse espaço para incluir links para o seu conteúdo mais recente.

ClicktoTweet.com – Uma parte importante de qualquer estratégia de distribuição é facilitar para que os consumidores do seu conteúdo o compartilhem. Parte disso envolve adicionar botões de compartilhamento, mas ativamente identificar partes de cada conteúdo que você acredita que as pessoas gostariam de tweetar é aperfeiçoar ainda mais essa estratégia. Com o Click to Tweet, isso é extremamente fácil.

GaggleAmp.com – Muitas vezes, seus funcionários são as pessoas que mais compartilham o seu conteúdo, mas coordenar o quê, quando e onde compartilhar é um pesadelo logístico e pode impedir que o seu conteúdo alcance um público maior. O GaggleAmp permite conectar todas as redes sociais dos seus funcionários a um ponto central que controla tudo sobre o processo de compartilhamento do funcionário em um só lugar.

Conclusão

A distribuição de conteúdo engloba muitos canais e estratégias diferentes. Para garantir que você está promovendo seu conteúdo em todas as áreas necessárias, considere os canais que se enquadram nos grupos de distribuição Proprietário, Espontâneo e Pago.

Leia os exemplos de empresas que tiverem sucesso no passado e usufrua das ferramentas necessárias para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios.