Outbrain agora é uma empresa de capital aberto

OB-Capital-Aberto

Outbrain, nossa pequena startup, agora é uma empresa pública. Há muito do que se orgulhar em um dia como este. Como fundadores, gostaríamos de compartilhar algumas coisas das quais nos orgulhamos particularmente:

Permanecemos fiéis a nossa visão

Em quase 15 anos construindo uma das plataformas de recomendação líderes do mundo com alguns dos engenheiros e profissionais de produto mais talentosos do planeta. Obviamente há muitas coisas que mudaram durante esse período: nós evoluímos e crescemos muito mais do que poderíamos ter imaginado quando começamos.

Ao mesmo tempo, ao comparar a experiência do produto principal hoje com o modelo de nosso plano de negócios original de 2006, os dois produtos são notavelmente semelhantes. Quando fundamos a Outbrain como a primeira plataforma de recomendação do mundo para publishers, tanto a descoberta quanto a publicidade em sites pareciam fundamentalmente ultrapassadas para nós.

15 anos depois, estamos extremamente orgulhosos de ver que nossa visão para esta parte do mundo se materializou e permaneceu tão fiel à nossa visão original, não apenas na Outbrain, mas também em algumas outras empresas que inspiramos ao longo dos anos para seguir nossos passos.

Felizmente, não permanecemos fiéis ao nosso logotipo original!

Permanecemos fiéis aos nossos valores e cultura

Há cerca de uma década, quando tínhamos por volta de 25 pessoas na equipe, nossos VCs decidiram fazer uma espécie de “intervenção” e convocaram Ori e eu para uma conversa séria. Eles nos disseram que estavam profundamente impressionados com nossa cultura na Outbrain, que era muito única e especial entre as centenas de empresas em seus portfólios. Mas eles queriam nos preparar para o dia em que esses valores e cultura precisassem ser comprometidos e “padronizados” à medida que crescíamos para além daquelas 25 pessoas. Eles nos disseram com confiança que isso é o que sempre acontece quando as empresas crescem.

15 anos depois, e agora como uma empresa pública, estamos incrivelmente orgulhosos por termos sido capazes de reter e desenvolver as coisas que tornam a Outbrain tão especial para todos nós. No mínimo, sentimos que alguns dos valores essenciais da nossa empresa, como confiança e integridade, são agora mais importantes do que nunca e estão profundamente incorporados na essência da Outbrain.

Quando iniciamos a empresa, valores como ser inclusivo e respeitar os outros eram importantes, mas não eram amplamente aplicáveis ​​com 25 pessoas em dois locais. Hoje, com uma empresa de quase 900 pessoas em mais de uma dúzia de países incrivelmente diversos – esses valores são absolutamente fundamentais para nós.

Tentamos codificar algumas das coisas que são importantes para nós na cultura e valores do Outbrain por meio de nosso Manifesto de Cultura e convidamos você a lê-lo aqui.

Provamos que nossos valores essenciais são resistentes ao crescimento e à expansão geográfica. E agora estamos empolgados para provar o quão resilientes eles permanecerão para nós enquanto fazemos a transição para os mercados públicos.

Nossos colaboradores – atuais e antigos

Quando Ori e eu fundamos a empresa, tivemos uma longa discussão sobre os atributos principais que seriam fundamentais para nós dois. Uma delas era garantir que, ao embarcarmos nesta maratona, fizéssemos o possível para reunir uma equipe de pessoas com quem todas as manhãs queríamos trabalhar com entusiasmo. Nossos atuais ~ 900 companheiros de equipe, bem como os milhares de ex-companheiros que tivemos ao longo dos anos, são algo de que temos muito orgulho.

Especificamente, ficamos mais orgulhosos quando começamos a ser uma parte importante do desenvolvimento de um colega de equipe, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. É um momento especial quando ouvimos de um funcionário da Outbrain, atual ou passado, sobre o impacto que a cultura da Outbrain deixou em sua personalidade e em sua carreira.

E isso também funciona no outro sentido – ao longo dos anos, crescemos como fundadores e líderes, graças aos incríveis companheiros e companheiras de equipe da Outbrain que nos cercam. Aprendemos e fomos inspirados de muitas maneiras por nossos colegas. Por isso, somos extremamente gratos.


Embora o IPO seja um grande marco para a empresa, é apenas isso – um marco. Para os novos acionistas que estamos recebendo, o IPO é o primeiro dia de sua jornada na Outbrain. Todos nós, Outbrainers, agora estamos assumindo a responsabilidade de ser grandes guardiões da grande empresa que construímos por muitos anos.

Listamos as coisas que nos orgulham hoje, à luz de nossos 15 anos de história. Para garantir que todos nós nos rememos na mesma direção, queremos destacar algumas coisas das quais esperamos nos orgulhar muito nos próximos anos e décadas:

  • Trate nossos novos acionistas públicos com o mesmo nível de integridade e confiança que esperamos uns dos outros. Eu escrevi sobre ter uma ‘única história’ há quase uma década aqui.
  • Continuar cumprindo nossos objetivos de curto prazo, como prova de nossa visão e estratégia de longo prazo.
    A Outbrain sempre foi uma empresa voltada ao longo prazo, começando com o nosso ‘1º Princípio’ fundamental que otimiza para valores de longo prazo. Alguns podem achar que nossa mudança para uma empresa pública significa que agora somos uma empresa com foco no curto prazo. Nada poderia estar mais longe da verdade! Ser uma empresa de capital aberto significa que nosso foco e visão de longo prazo para nosso setor são mais importantes do que nunca. Ao mesmo tempo, continuemos cumprindo nossos compromissos de curto prazo, já que geralmente é um ótimo indicador de que estamos executando bem nossa estratégia de longo prazo.
  • Concentre-se obsessivamente em nossos parceiros de negócios.
    Ficar de olho na competição é importante, assim como aprender, se adaptar e melhorar para continuar vencendo. Mas o mercado em que atuamos é gigantesco, e a melhor maneira de garantir que continuemos crescendo e tendo sucesso é ouvir obsessivamente e aprender com nossos clientes. Quanto melhor atendê-los, mais ROAS entregamos a eles, mais rendimento e CTR geramos, etc. – mais bem-sucedidos seremos.
  • Por último – nunca se esqueça de quem é nosso verdadeiro chefe. Como eu disse a cada Outbrainer ao longo dos anos – podemos ser os chefes para as coisas do dia-a-dia. Mas nosso verdadeiro chefe coletivo é o consumidor. Eles decidem quem os atende com uma experiência de usuário boa e confiável e decidem a quem “prestar” atenção. Nosso chefe confia na Outbrain com suas recomendações há 15 anos, e sempre fizemos o nosso melhor para atendê-los. Lembre-se – nosso chefe não se importa se nossas ações estão listadas de forma privada ou pública. Devemos sempre lembrar que o consumidor é nosso verdadeiro chefe e, cabe a nós sermos responsáveis ​​por ele e servi-lo melhor do que nunca.

Um novo capítulo começa agora. Outbrainers – aproveite o fim de semana para recuperar o fôlego com este processo incrível e volte ao trabalho para agregar valor aos nossos novos acionistas e chefes !!!

Yaron e Ori