Otimização de recursos visuais para impulsionar o desempenho de anúncios automotivos

Comprar um carro é um dos grandes investimentos que alguém fará na vida. Como acontece com todas as decisões complexas, é necessário muita pesquisa, reflexão e planejamento por parte do consumidor para definir que a sua marca é a melhor escolha para ele.

A jornada de compra no setor automotivo requer várias interações com o consumidor por meio de pontos de contato digitais: os compradores de automóveis visitam 4,2 sites em média e consomem 11,4 peças de conteúdo online antes de entrar em uma concessionária. Além disso, o rápido crescimento de veículos elétricos nas vendas de veículos leves é um novo desafio que os profissionais de marketing automotivo têm que enfrentar: Quais são as comunicações editoriais e visuais mais eficientes para se engajar em carros elétricos?

Simplificando, comprar um carro não é o mesmo que costumava ser. Em resposta, as marcas automotivas precisam adotar totalmente uma estratégia digital para continuar a alcançar e engajar clientes em potencial. A publicidade online não é apenas a chave para atrair estes leads, mas também para direcionar os consumidores ao longo do funil de marketing.

Se destacando da multidão

Destacar-se nos funis de compra saturados de conteúdo é um desafio para as marcas automotivas.
Uma equipe de neurocientistas do MIT descobriu que o cérebro humano processa imagens inteiras vistas a olho nu em apenas 13 milissegundos: as marcas têm uma fração de segundo para capturar a atenção de seu público.
Ciente destes desafios, a Outbrain fez parceria com a plataforma de análise visual TheContillery para fornecer insights baseados em dados para uma campanha de recomendação bem-sucedida usando as melhores práticas criativas e os recursos visuais mais impactantes.

Melhorando o desempenho com as imagens certas

O desempenho dos recursos visuais mostra disparidades extremamente altas: os recursos visuais de melhor performance geram 2 a 3 vezes melhores resultados quando comparados aos de mais baixa performance.

Qual é o segredo desses visuais de alto desempenho? Quais são as escolhas criativas que estão otimizando e, inversamente, prejudicando o desempenho das campanhas de anúncios automotivos?


Esta é a pergunta feita e respondida pela pesquisa apresentada em nosso white paper “Insights globais para acelerar os resultados de sua campanha digital”.

Ao obter uma compreensão sistemática e aprofundada dos conteúdos criativos, a tecnologia de visão computacional nos permite descrever sistematicamente os atributos da imagem em cada visual automotivo: tipo de carro, tipo de cena, plano de fundo, exibição e enquadramento do veículo, cor do carro, contrastes , profundidade, reflexo da carroceria do carro, presença de pessoas, dinâmica do carro, etc.

Ao mapear os atributos das imagens de milhares de campanhas automotivas, Outbrain e TheContillery identificaram fatores que influenciam positiva e negativamente o desempenho dos anúncios. Obter insights para um modelo de carro, cor, tipo de cena, enquadramento, agora é possível e está ao seu alcance!

Cada caso, é um caso

A performance dos anúncios de carros pode ser impactada por diversos fatores, portanto, o que funciona em um mercado não necessariamente se aplica a outro.

Os resultados mostram que, tanto na Alemanha quanto na Itália, “range de opções” é um tema criativo de desempenho alto, enquanto “estação de carregamento” é o de melhor desempenho na França.
Na hora de escolher a cor do carro, prefira cores escuras na Alemanha, azul na França e vermelho na Itália.
Por isso, fazer uma boa associação de modelos e temas é uma etapa fundamental para otimizar o desempenho da campanha.

Selecionar uma combinação de elementos no seu criativo pode impactar o desempenho de suas campanhas publicitárias em + 50%.
Quer mais pistas sobre como as imagens podem gerar um melhor engajamento? Fique à vontade para baixar nosso ebook mais recente ou entre em contato conosco para obter mais informações sobre uma área específica ou solicitar um workshop.


Texto escrito em parceria com Arnaud Caplier.

Arnaud é CEO da TheContillery e líder reconhecido em inovação digital, com ampla experiência em ciência de dados aplicada à mídia digital. Ele é graduado pela ESSEC, faz parte do MIT para Big Data e Machine Learning e aconselha marcas líderes mundiais em dados e estratégia digital.