7 coisas que você precisa saber sobre Marketing de Performance

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre marketing de performance, certo? Mas o que realmente o diferencia de qualquer outro tipo de marketing? Conversamos com Nir Elharar, Head Global de Growth da Outbrain, para entender:  o que garante a performance no marketing de performance?

1. Baseia-se na otimização de KPIs de fundo de funil

Com ferramentas como a publicidade display ou marketing focado em awareness, seus KPIs (indicadores de desempenho) podem ser impressões ou cliques, mas os profissionais de marketing de performance  estão focados em ações: leads, inscrições, conversões e vendas.

2. Pague apenas pelo que você recebe

Em vez de pagar antecipadamente, como em um anúncios display, no marketing de performance, você paga pela ação desejada. Se uma campanha não for bem-sucedida, não lhe custará tanto. É por isso que os profissionais de marketing de performance estão sempre otimizando, mexendo e tentando coisas novas.

3. A cadência de otimização é muito mais rápida

Uma vez que a performance é baseada inteiramente em resultados mensuráveis, a otimização acontece muito mais rapidamente. Os profissionais de marketing não têm três, quatro ou cinco semanas para acertar. Eles precisam aprimorar o targeting rapidamente. Muita prática, com um loop constante de dados: investindo mais recursos nas estratégias que estão funcionando e retirando-os rapidamente de estratégias que não estão.

4. Ofereça métricas em tempo real do ROI

Com outros tipos de publicidade e marketing, medir resultados pode ser difícil. Como você sabe se aumentou o awareness da marca? Como você mede menções positivas sobre sua marca? É claro que existem maneiras, mas elas geralmente acontecem após o fato e não são necessariamente dados concretos. Com o marketing de performance, você pode ter uma ideia instantânea do seu ROI a qualquer momento: o custo por lead, por inscrição e por venda.

5. Os riscos são mais baixos para os anunciantes

Isso significa que as campanhas podem ser lançadas mais rapidamente, porque não há processos de aprovação trabalhosos. Nir explica: “Nas formas mais tradicionais de publicidade, o anunciante paga uma taxa antecipada pelo espaço do anúncio, independentemente do desempenho. Isso pode significar muito dinheiro gastos sem jamais ver uma conversão. Com o marketing de performance, os anunciantes pagam apenas pelas transações bem-sucedidas. ”

6. Funciona com pequenos e grandes budgets

Começar a trabalhar com performance não requer um orçamento enorme, o que o torna mais acessível para organizações ou marcas pequenas, que estão apenas começando a desenhar sua estratégia de marketing. Ver os resultados é uma ótima maneira de convencer as partes interessadas a se unirem e, com o marketing de performance, você vê os resultados ao investir seu orçamento de marketing. Também é fácil de ajustar: aumentar a campanha pode ser simples e rápido.

7. É um espaço de inovação

Os profissionais de marketing de performance estão sempre procurando novas maneiras de alcançar “o público certo no momento certo”, como diz Elharar. No cenário atual de mudanças rápidas, muitas vezes são esses profissionais os primeiros a tentar otimizar e testar novas plataformas sociais, apps, chatbots e muito outras ferramentas.