Como se conectar com os consumidores durante a Copa do Mundo

Para bilhões de pessoas em todo o mundo, o futebol é muito mais do que um jogo. A cada quatro anos, os fãs de futebol se reúnem para sintonizarem na Copa do Mundo da FIFA™, o campeonato mundial internacional. E este ano durante um período do ano que nunca vimos antes.

Em 2022, teremos a primeira edição deste evento sediado no mundo árabe, no Qatar. Devido ao clima quente e sufocante, os jogos estão programados os meses de novembro a dezembro. É definitivamente um ano de “estreias” para a Copa do Mundo, e isso inclui também o tamanho da audiência: o presidente da FIFA, Gianni Infantino, prevê que 5 bilhões de pessoas assistirão aos jogos do Qatar 2022, a maior audiência da história.

Para os profissionais de marketing, este evento esportivo é uma oportunidade boa demais para passar em branco. E quem se preparar com antecedência, terá vantagem. Veja o que você precisa saber sobre comportamentos e tendências do público e como conectar a sua marca de maneira única:

1. Os espectadores de futebol são um público engajado


Com a competoção acontecendo no Qatar durante o inverno no hemisfério norte, estudos sugerem que os torcedores de futebol têm duas vezes mais chances de assistir aos jogos no conforto de suas casas.

Isso se traduz em mais tempo gasto online para os entusiastas do futebol, pois eles pesquisam e descobrem conteúdo sobre as escalações, seguem análises e comentários, tendências, entrevistas e fofocas relacionadas à Copa do Mundo – muitas vezes enquanto assistem aos jogos. E quando se trata de escolher suas fontes online, nosso estudo feito em parceria com o CensusWide mostra que fontes confiáveis e críveis, como sites de notícias premium, têm maior probabilidade de serem escolhidas. O aumento do tráfego e audiência em sites de notícias, esportes e entretenimento na open web durante o torneio da Copa do Mundo oferece uma oportunidade fantástica para sua marca se conectar com os fãs.

2. Os fãs de futebol gostam são multi-telas

Enquanto os maiores entusiastas do futebol podem estar grudados na tela da TV ou do celular assistindo ao jogo, outros são ativamente multitarefas. De acordo com o relatório de futebol mundial da Nielsen, 69% dos fãs de futebol provavelmente pedirão comida por serviços de delivery enquanto assistem aos jogos; 67% também podem verificar seus e-mails; e 60% estão interessados em jogar jogos online. Além disso, 42% estão interessados em apostas ao vivo e, em países como Austrália, França e Estados Unidos, esse percentual se aproxima de 50%.

Esses insights representam uma grande oportunidade para as marcas aproveitarem o momento, conectando-se a esses diferentes perfis de fãs e gerando downloads de aplicativos ou pedidos de entrega em domicílio.

3. O público da Copa do Mundo é global

Talvez com exceção dos Jogos Olímpicos, nenhum evento pode chamar a atenção do público no nível em que a Copa do Mundo faz. Um relatório publicado pela Global Web Index com foco em esportes em todo o mundo, revelou números impressionantes de audiência online ou de TV de jogos de futebol: 55% na Europa, 52% na Ásia, 72% na América Latina e 72% no Oriente Médio e África.

Esses públicos consomem conteúdo esportivo adicional que pode estar relacionado ou não ao próprio evento. Por exemplo, durante as finais da UEFA – o maior evento de campeonato de futebol da Europa – a plataforma da Outbrain detectou um crescimento de 33% no consumo de conteúdo relacionada a categoria Futebol, durante um período que antecedia o evento em 9 semanas até atingir seu pico duas semanas antes das finais. Este é um bom indicador do que está por vir em novembro.

4. Amantes do futebol são também consumidores

Os fãs de futebol adoram fazer compras, e o momento da Copa do Mundo deste ano não poderia ser mais perfeito para os profissionais de marketing. Com o campeonato ocorrendo em novembro, falar com esses consumidores é essencial para garantir melhores resultados durante a Black Friday, Cyber Monday, e o Natal logo em seguida.

Fãs engajados compram para si e para seus familiares e amigos. Um pesquisa produzida pelo Football Collective mostra que 1 em cada 3 fãs planeja investir em tecnologia adicional para melhorar sua experiência em casa e 69% provavelmente pedirão comida enquanto assistem. Enquanto isso, 40% dos fãs de futebol planejam antecipar as compras de Natal este ano. Os fãs de futebol são conhecidos pelo entusiasmo, e isso definitivamente se estende ao entusiasmo pelas compras. Profissionais de marketing, fica a dica!

5. Os consumidores que curtem futebol são acessíveis

Os fãs de futebol estão abertos a novas experiências. Então, qual é o verdadeiro desafio para as marcas? Entrar no radar desses fãs. Nosso estudo com o Censuswide mostra que os usuários gastam 2,5 vezes mais tempo em sites independentes para informações esportivas em comparação com o tempo dedicado para mídias sociais. Como os fãs de futebol consumirão muito conteúdo na open web durante a competição, redes de anúncios nativas como a Outbrain oferecem uma ótima solução para conectar esses consumidores à sua marca por meio de formatos não intrusivos.

Combinar os momentos inesquecíveis gerados pela Copa do Mundo com os da sua marca impulsionará as conversas e as vendas, ao mesmo tempo em que fará da sua marca parte da grande história do futebol de 2022. Fãs fiéis do jogo tornam-se fãs fiéis da marca que comemorou com eles.

Vá para a final com a mão na taça

A temporada de final de ano é a cereja do bolo quando se trata de sua estratégia para o 4º trimestre. Sua estratégia de marketing de final de ano não está completa se você não levar em consideração o maior evento internacional de futebol. Fale com a nossa equipe para entender como a nossa solução pode ajudar a sua marca neste trimestre promissor.